© 1995 - Next Image. Todos os direitos reservados.

  (21) 3497-5913   -   (21) 99905-0113
contato@vilarealportugal.com.br

Viver em Portugal, é viver!

Portugal é o país que mais conquista os brasileiros que prezam a tranquilidade, segurança e boas oportunidades na vida profissional, sendo considerado um dos mais atrativos países da Europa para se fixar residência. Esse verdadeiro paraíso à beira mar, oferece um diversificado leque de opções para quem busca qualidade de vida. Parece que o mundo descobriu Portugal. Diversos famosos brasileiros optaram por morar nas terras de nosso descobridor e outros já estão arrumando as malas. Além de muito rica, a cultura portuguesa é cheia de particularidades que valem a pena serem exploradas.Vamos em frente!

O País

Com quase nove séculos de fronteiras geográficas muito bem definidas, em Portugal vigora um regime parlamentar democrático com estabilidade política. O país é membro da União Europeia e faz parte do Sistema Monetário Europeu, usando a moeda única europeia - o Euro. Sua economia é a 46ª mais competitiva, num total de 138 países, de acordo com o Índice de Competitividade Global 2016-2017, produzido pelo Fórum Econômico Mundial.
 

Em Julho de 2017 entrou em vigor o Decreto-Lei nº 71/2017, que procedeu a alterações no Regulamento e na Lei da Nacionalidade Portuguesa, e em especial nos processos de aquisição de nacionalidade.

 

Posteriormente, em Junho de 2018 a Lei da Nacionalidade passou por novas e importantes alterações, que resultaram na flexibilização de algumas regras até então vigentes e na ampliação das hipóteses de obtenção da nacionalidade portuguesa originária e derivada. Veja os principais beneficiados.


O brasileiro que obtém a nacionalidade portuguesa, passa a ser considerado como um autêntico cidadão europeu que goza de todo o direito de morar, visitar e trabalhar em qualquer um dos 28 países que integram a União Europeia, com sua família. O passaporte português é o 5º mais poderoso do mundo, permitindo viajar livremente para 186 países.

Aqui vão outros importantes motivos para morar em Portugal:

 

Segurança

Portugal é considerado um dos países mais hospitaleiros do mundo, onde a segurança merece uma ênfase especial. Em 2017, o Índice Global da Paz, indicou que Portugal é o 3º país mais seguro e pacífico do mundo numa amostra de 163 países. Seus habitantes vivem em harmonia e com uma abertura ímpar para receber e aproveitar a influência de novas culturas.
 

Clima

Portugal é um dos países mais ensolarados da Europa, com um clima fortemente influenciado pela Corrente do Golfo, que traz verões quentes e invernos suaves. Desfrutando de um clima subtropical Mediterrâneo, o típico verão dura na maior parte do país cerca de 6 meses, de Maio a Outubro. Em Portugal é possível experimentar esportes de Inverno nas zonas mais altas, mas é também um privilégio poder ir até à praia em outubro e poder desfrutar de passeios ao ar livre durante quase todo o ano.

Localização estratégica

Morar em Portugal distando apenas 2 horas de voo de países incríveis da Europa, é um dos motivos para morar no país. Poder viver no continente europeu e respirar arte, cultura e história é um dos maiores presentes que alguém pode dar aos filhos. A maioria das cidades portuguesas e europeias, possui uma extensa programação cultural em teatros, bibliotecas, praças e jardins. Durante o verão festivais de música não faltam e respirar esse ar cultural faz muito bem para nossos olhos e ouvidos.

 

Receptividade

Os portugueses são pessoas receptivas e acolhedoras. Eles têm muita curiosidade sobre o Brasil, o que proporciona uma interação legal e agradável, tema de muitos convívios nos cafés e bares. Um povo extremamente querido e atencioso. Você poderá perceber no atendimento em restaurantes, no mercado, em conversas na praça. Grande parte da população fala idiomas estrangeiros, nomeadamente o inglês.

 

Muitas pessoas gostam de bater papo e jogar conversa fora. Em Portugal, as pessoas são acolhedoras e muito abertas aos estrangeiros. Por isso, chegue de coração aberto e disposto a se inserir na sociedade e se adaptar a cultura do país. Estar aberto ao novo e ser simpático, com certeza, te farão ver uma Portugal incrível, cheia de pessoas maravilhosas.

 

Qualidade de vida

Morar em Portugal significa ter qualidade de vida. Por isso, faça um planejamento financeiro para que não precise trabalhar tanto e que possa curtir esse momento ou quem sabe tirar um ano sabático. Quem é aposentado, pode ainda, desfrutar com mais tempo de tudo isso: praias, serras, parques, jardins, praças e pistas de caminhada.

Quem escolhe morar em Portugal em uma cidade com praia, consegue desfrutar ainda mais dessa qualidade de vida. Se gosta de sol, opte pela região sul de Portugal, no Algarve. Além de ótimas cidades, é a região que menos chove no país luso e tem em média 300 dias de sol por ano.

 

Educação

Esta é de grande significância nesta nossa lista com os motivos para morar em Portugal. As terras lusitanas vem sendo um dos principais destinos de escolha para os estudantes brasileiros que desejam fazer um mestrado bom e de qualidade. Além disso, o ensino básico e secundário público também são bem avaliados, muitas vezes sendo eleito em detrimento do ensino privado.

Transporte

Portugal conta com uma extensa rede de ônibus e metrôs que tornam o deslocamento de ponta a ponta do país, muito fácil e tranquilo e por um preço acessível, além de uma excelente infraestrutura ferroviária, portuária e uma das redes rodoviárias mais desenvolvidas da Europa, sendo uma importante porta de entrada para o mercado da União Europeia, com acesso a mais de 500 milhões de consumidores europeus e uma ponte para muitas rotas internacionais que mantém um bom relacionamento e acesso aos países de língua portuguesa e aos países americanos, sendo Lisboa a capital europeia mais próxima dos Estados Unidos, da América Latina e do Brasil.

 

Gastronomia

A gastronomia portuguesa é uma das mais saudáveis e saborosas do mundo. Para quem gosta de frutos do mar, esse é o país certo para morar. Bacalhau, sardinha, polvo e muitos frutos do mar fazem parte da dieta dos portugueses, sempre acompanhados de um legume, pão e muito azeite de qualidade. Em Portugal, dificilmente se misturam dois carboidratos no prato. Além disso, os vinhos portugueses são premiados em todo o mundo e é possível encontrar vinhos maravilhosos por preços bastante acessíveis.